Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

· 3 min read
Tipos De Residência Médica: Descubra Quais São E Como Escolher!

ver a página  em 100 questões de múltipla escolha ; já a segunda fase é composta pela prova prática e pela entrevista . Disponibilizamos quase 2 mil horas de videoaulas gravadas, mais de 34 mil páginas de livros e 83 mil questões de provas para garantir que nossos alunos tenham sempre os materiais mais atualizados e completos. Com uma equipe especializada, que respeita as particularidades de  cada aluno, e um ensino de qualidade, chegamos a marca de 87,7% de aprovação junto com os nossos alunos.

  • Já o Programa de Residência Médica em Cardiologia é o que garante o certificado CNRM.
  • Além de decidir qual especialidade seguir, outra grande dúvida que aparece no final da graduação de Medicina é qual instituição tentar ingressar na Residência Médica.
  • Sua função é estudar e tratar patologias que atingem o coração e o sistema circulatório.
  • Os interessados em participar do programa têm até a próxima segunda-feira para se inscrever.


Para se ter uma ideia, a última pessoa a escolher a especialidade de Dermatologia em 2021 tinha uma nota final de 129 na PNA e ficou na posição 38 na ordem de escolhas. Já de acordo com as estatísticas de 2021 da Ordem dos Médicos de Portugal, as áreas com mais médicos são Medicina Interna, Pediatria, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia. Entretanto, os números consideram todos os médicos atuantes no país, não só os recém-formados. A entrada na especialidade é dividida em duas etapas, assim como é organizada toda a formação da residência. A formação de Oncologia irá exigir 21 meses de estágio em Medicina Interna (Clínica Médica), 3 meses de Cuidados Intensivos e só então é que o médico irá para a formação específica em Oncologia.

Serviço De Telemedicina


Os candidatos fazem a prova do ENARE e, com a obtenção das notas obtidas, escolhem na plataforma qual instituição e especialização que possui interesse. Para aqueles que desejam se  especializar em Oncologia, não há dúvidas quanto à escolha. O hospital é referência nacional quanto ao tratamento do câncer, de forma humanizada e com atendimento ao Sistema Único de Saúde.


Precisa De Mais Ajuda Para Escolher Sua Residência?



Vale destacar que existem alguns tipos de residência médica, e isso depende das exigências de pré-requisitos para ingressar. Dessa forma, uma residência que não exige pré-requisito é chamada de R1, como é o caso da clínica médica. Porém, a Cardiologia, por exemplo, exige uma residência anterior em Clínica. Se você realizou o curso de Medicina e, durante a graduação, fez várias atividades extracurriculares na área da cirurgia geral, por exemplo, isso não quer dizer que você se forma como um cirurgião. A residência médica é, na verdade, uma forma de se especializar em alguma área. Isso porque, quando um estudante termina o curso de graduação em  Medicina, ele está formado como médico, mas não tem nenhuma especialidade definida ainda.

Sites Parceiros




Desta maneira, o hospital participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, onde investimos milhões em projetos de Educação, Pesquisa, Assistência e Gestão nos quais, você poderá ter a oportunidade de participar e se desenvolver.  Site Ponto de Saúde , somos o primeiro hospital do sul do Brasil a ser certificado pela Joint Commission International, que avalia qualidade e segurança na assistência prestada. A Sociedade Brasileira de Clínica Médica esclarece que um biênio de estudos, além de perfeito do ponto de vista da capacitação, também possibilita que um médico almeje se especializar em outra área ainda jovem. O clínico é um médico generalista, por isso, precisa ter um leque bastante abrangente de conhecimento médico. Tudo isso porque ele lida com uma quantidade grande de doenças, então precisa saber qual a melhor conduta para cada uma delas.